
Naum
A mensagem de Naum pretendia consolar Judá.
As profecias de Naum se referem a acontecimentos entre 663-612 a.C.
O império Assírio ainda estava intacto, assim a profecia ocorreu antes de 612 a. C quando Nínive caiu em poder dos medos e babilônios.
Toda a profecia de Naum diz respeito ao julgamento de DEUS e à destruição de Nínive, a capital do Império Assírio.
Mais de um século antes, o profeta Jonas foi a Nínive, com relutâncias, pregar a mensagem que causou uma restauração espiritual na cidade. Mas, essa restauração durou pouco, e as pessoas logo retornaram às suas práticas do mal.
É improvável que Naum tenha proferido a sua mensagem a Nínive. Ela foi dirigida para o povo de Judá, como uma confirmação da destruição final de seus cruéis opressores assírios.
O livro de Naum serve como um forte testemunho da força e da fidelidade de DEUS, que julga o mal onde quer que o encontre. O SENHOR é capaz de destruir a maior fortaleza e sempre protegerá o seu povo.
Ao contrário da mensagem de DEUS ao seu povo, que prometia restauração e libertação, nenhuma mensagem de esperança existia para a Assíria por causa da iniquidade daquela nação.
O livro de Naum transmite a mensagem da destruição do império Assírio. Chegará o dia em que os ímpios prestarão contas a DEUS, não importando o quão poderosos pareçam ser.
Naum dirige-se ao povo de Judá, levando a mensagem sobre destruição de Nínive.
Temas:
Destruição dos ímpios e a fidelidade de DEUS para com o seu povo, mesmo com a desobediência desse, e sua vingança contra os inimigos dele.
Referência
A Bíblia da Mulher (Sociedade Bíblica do Brasil), Almeida Revista e Atualizada, segunda edição, 1988, 1993.