
Sofonias
Sofonias proclamou a sua mensagem entre a primeira reforma (aproximadamente 628 a.C) e a segunda, executada pelo rei Josias seis anos depois.
Suas profecias podem ser datadas em torno de 628 a.C a 622 a.C., sobrepondo o ministério de Jeremias.
Quando Josias se tornou rei de Judá, as relações políticas das forças vizinhas – Assíria, Babilônia e Egito – permitiram, gradualmente, um período de paz e expansão no reino meridional. Judá estava sofrendo os efeitos da idolatria e práticas perversas de seus reis anteriores – Acaz, Manassés e Amon. Após as profecias de Isaias e Miquéias, ocorreu pelo menos, meio século de silêncio profético durante os reinados de Manassés e Amon. Esse silêncio foi quebrado pela mensagem de Sofonias.
Sofonias pregou a necessidade de buscar a DEUS em vista do julgamento que se aproximava de Judá, referido como o “Dia do Senhor”. Ele também levou a promessa de DEUS para estabelecer uma purificação do restante do seu povo.
O “Dia do Senhor” no antigo testamento envolvia a intervenção de DEUS para trazer tanto o julgamento sobre os perversos quanto a paz para os justos.
No novo testamento culminará no retorno de JESUS que destruirá o pecado e a morte, estabelecendo um novo céu e uma nova terra.
Referência
A Bíblia da Mulher (Sociedade Bíblica do Brasil), Almeida Revista e Atualizada, segunda edição, 1988, 1993.